UFPI oferecerá curso de extensão.
Uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus de Picos, Cáritas Diocesana e a Paróquia de São Francisco de Assis, bairro Junco, tornará possível o Núcleo de Estudos para a Terceira Idade.
Segundo a professora Oneide Rocha, titular do quadro docente da UFPI, o núcleo de estudos começará a funcionar na terça-feira (20), em solenidade prevista para ter início a partir das 8h00, no auditório Severo Eulálio do Campus de Picos. O projeto terá durabilidade de um ano, atendendo por todo o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012.
A professora explica que o interessado em ingressar no curso de extensão deve ter mais de 60 anos. A realização dessa extensão será possível através de uma parceria entre as graduações de Pedagogia, Letras e Enfermagem. “Objetivo é melhor a qualidade de vida, a integração social, a auto-estima, valorizar essa etapa da vida que em nossa sociedade capitalista é tão desvalorizada, excluída e o idoso é aquela pessoas que é capaz”, explicou a professora.
O curso terá ainda uma extensão para trabalhar temas como direitos humanos, a educação na terceira idade, o cinema na terceira idade. “As questões que realmente interessam ao idoso, é um sinal, um passo para posteriormente criarmos em Picos uma universidade para a terceira idade”, declarou.
O projeto desse curso foi pensado inicialmente para 40 vagas. Ele funcionará nas terças e quintas-feiras, entre 8h00 e 11h00 na UFPI, Campus de Picos. As 40 vagas já foram preenchidas por idosos de vários bairros da cidade de Picos, depois haverá a possibilidade de oferecer mais oportunidades.
Oneide Rocha informou ainda que no primeiro momento o curso de extensão não cobra que os alunos, todos da terceira idade, tenham um critério de formação escolar ou titulação acadêmica. Novos critérios poderão ser exigidos em ocasiões posteriores.