Pela terceira vez, o Instituto Dom Barreto é o vice-campeão no resultado do Exame do Ensino Médio
Piauí tem segunda melhor escola do Brasil. Fonte: Portalaz
O Instituto Dom Barreto está no ranking das melhores escolas do País, segundo dados divulgados hoje pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola do Piauí foi a segunda colocada como a melhor do Brasil. O primeiro lugar ficou com o Colégio de São Bento, do Rio de Janeiro.Em sétimo lugar está o Educandário Santa Maria Goretti.
As notas por escola foram divulgadas pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o “top 100″ é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de cada uma das 26.099 escolas na prova realizada em 2010.
Esta é a terceira vez que o Dom Barreto fica em segundo lugar. Uma escola que cobra disciplina, estimula a solidariedade e exige a participação dos pais. O aluno Mateus Sobral, 16, que ficou em primeiro lugar entre os inscritos para o curso de engenharia de materiais na Universidade Federal de São Carlos e foi aprovado em mais quatro faculdades, diz que as provas do Instituto Dom Barreto são mais difíceis do que as do Enem.
São Bento
Desde que o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começou a ser divulgado por escola, em 2005, não houve um ano em que o Colégio de São Bento, criado em 1858 no Rio, não figurasse entre os cinco primeiros.
Talvez a principal razão para esse sucesso seja o alto investimento das famílias. A mensalidade ao final do ensino médio é de R$ 2.140. Isso significa que um aluno do São Bento custa por mês quase o mesmo valor investido por ano em um aluno de ensino médio público: R$ 2.336.
Da Redação
Com informações da Folha
redacao@cidadeverde.com